Google passa a ranquear sites pelas suas versões mobile (Mobile-First)

Conheça o mais novo modo do mecanismo de busca da Google de Ranquear sites pelas suas versões mobile.

Novo modo de ranquear sites Mobile First

Conheça o mais novo modo do mecanismo de busca da Google de Ranquear sites pelas suas versões mobile.

A empresa Google anunciou em seu blog que iniciará no mês de setembro o ranqueamento de todos os sites da internet avaliando primeiramente sua versão mobile. Essa novidade faz parte do Mobile-first, uma iniciativa da empresa criada em 2016 que já está valendo para novos domínios. No segundo semestre de 2020, os endereços mais antigos serão adicionados no algoritmo do Mobile-First e indexados conforme sua interface para mobile.

A iniciativa Mobile-First tem como missão preparar toda a Web para a era dos Smartphones e leva em consideração fatores como responsivdade e tempo de carregamento em diversos dispositivos. De acordo com dados da Google, cerca de 70% dos sites nos resultados de busca do Google Search estão adaptados para o novo padrão Mobile-First.

De acordo com a Google, os sites que estiverem dentro dos requisitos da indexação para mobile já serão adicionados ao novo sistema Mobile-first. Setembro é apenas o prazo final para todos os sites da web se adaptarem aos novos algoritmos do mecanismo de busca.

Mobile First

Dicas da Google

Para ajudar os donos de sites a se adaptarem ao novo padrão, a Google fornece todas as diretrizes sobre a indexação para mobile em um site próprio para a novidade.

As recomendações da Google são que os usuários adotem um design responsivo, que funcione para computadores e celulares.  A empresa explica também que um formato que não deve ser usado é a criação de uma URL própria para dispositivos móveis (dominio.com/mobile), pois isso poderá causar confusões nos mecanismos de busca e nos usuários.

Para quem já tem uma interface adaptada aos dispositivos móveis, a Google oferece um teste online que avalia se o domínio é mobile friendly e pode ser utilizado aqui.

Para donos de sites que já possuem uma interface adaptada a mobile, a Google oferece um teste online realiza uma avaliação se o domínio está adaptado para o Mobile-first. Fazer teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *