Uso do Discord para Conferências e Chat de Trabalho

Uso do Discord para conferências e chat de Trabalho

Uso do Discord para conferências e chat de trabalho

O Discord é um programa/aplicativo para chamadas de voz, vídeo e chat de texto que chegou ao mercado fazendo uma promessa audaciosa: fazer você e todos os seus amigos largarem o Skype e o TeamSpeak.

Incialmente criado para o nicho dos gamers, visando fazer com que a comunicação entre pessoas dentro dos jogos se tornasse mais clara e organizada, o Discord acabou se tornando uma alternativa valiosa para pessoas e grupos fora da área dos jogos digitais.

Uma ferramenta para trabalho

O Skype sempre foi o aplicativo número 1 quando se pensava em chamadas de voz ou vídeoconferência pelo computador. Entretanto todos que já estiveram em uma conferência com diversas pessoas ao mesmo tempo sabem que a tarefa de organizar tanto uma reunião quanto as informações colocadas no chat de texto pode se tornar algo completamente difícil.

Como o objetivo era acabar com a desorganização, o Discord passou a ser usado por empresas para a comunicação e troca de informações e arquivos, principalmente em situações de trabalho remoto dos colaboradores. Com uma interface simples, opções de personalização diversificadas, possibilidade de organização de chats por assunto e ótima qualidade de transmissão de áudio e vídeo, o Discord acabou ganhando o coração de muitos usuários e se tornou solução na comunicação em grupo no mundo inteiro.

Por que utilizar o Discord?

A primeira característica que diferencia o Discord do Skype é que ele não funciona com conferência individuais que são criadas toda vez que um usuário decide ligar para o outro. Em vez disso, você cria um “servidor” – um grupo fixo – para centralizar todas as conversas por  texto ou chamadas futuras daquele respectivo grupo de pessoas.

Isso funciona especialmente bem para grupos de trabalho, pois permite que você sempre esteja em contato com o seu time, sabendo quem está online e quem está disponível para conversar por voz ou vídeo. Outra vantagem é que arquivos, mensagens de texto e links não são perdidos, pois ficam salvos no histórico de mensagens do servidor.

Outro diferencial importantíssimo do Discord é possibilidade fazer personalizações no seu servidor, deixando ele organizado de uma forma que atenda às necessidades do seu grupo.

Discord Canais de Texto
Discord Canais de Texto

Você pode, por exemplo, criar seções para separar os chats de texto, impedindo que os assuntos diferentes sejam misturados, deixando toda a informação compartilhada mais organizada para todos os usuários.

Discord - Canais de Voz
Discord - Canais de Voz

O mesmo tipo de organização também pode ser feito nos canais de voz, criando diferentes “salas” de bate papo dentro do mesmo servido, mas com focos diferentes. Isso permite que times que comuniquem entre si, dimuindo o ruído e o número de pessoas conversando assuntos paralelos na mesma conferência.

Discord - Cargos de Membros
Discord - Cargos de Membros

Por fim, outra função valiosa para equipes de trabalho é a possibilidade de designar cargos específicos para cada membro. Essa funçãso serve para identificar melhor as pessoas no seu time, para dar permissões ou criar restrições para membros específicos.

Você pode, por exemplo, criar uma seção de anúncios e comunicados importantes e permitir que apenas os líderes de cada setor possam fazer publicações nele. Ou então colocar restrições para que apenas alguns usuários possam entrar em certos canais de voz. As opções de permissões e restrições são muitas e com elas é possível criar um microambiente virtual que se assemelhe ao presencial, evitando distrações e mantendo o foco dos times.

Começando a usar o Discord

O Discord é versátil e pode ser usado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Se você estiver em um computador pessoal, ele pode ser baixado e instalado no seu PC ou pode ser utilizado diretamente através do seu browser.

Como a versão que deve ser instalada é aquela que possui a melhor performance e possui todos os recursos que o Discord pode oferecer, ela deve ser considerada a versão definitiva e aquela que você deveria usar! Abaixo vamos explicar como dar os primeiros passo para utilizá-la.

Página Inicial do Discord
Página Inicial do Discord

O primeiro passo é entrar no site do Discord e fazer o download do instalador do aplicativo (caso você esteja usando um aplicativo móvel é só procurar por ela na AppStore ou PlayStore).

A instação no PC é fácil e objetiva, não precisa de configurações avançadas e é feita automaticamente após iniciar o instalador. É preciso criar uma conta, criando um nome de usuário e utilizando um email válido, que possa ser verificado.

Criação de Servidor
Criação de Servidor

Para criar um servidor é bem simples: o símbolo ”+” serve para criar um novo. Após escolher um nome, é gerado automaticamente um link para você enviar para as pessoas que você deseja convidar e ter no servidor. Quando a pessoa clicar nesse link, ela será redirecionada para criar uma conta no Discord (se ela já possuir conta, essa etapa será pulada e irá direto para o servidor para a qual foi convidade). O convite para o servidor pode ser gerado a qualquer momento.

Tela do Servidor
Tela do Servidor

Com o servidor criado e o link de convite gerado, é só começar a configurar e organizar o ambiente do Discord da forma que for atender as necessidades do seu time. A interface é intuitiva e para criar canais de voz ou seções de texto é necessário apenas usar o “+” no canto esquerdo do aplicativo.

Um aplicativo essencial para os dias de hoje

O mundo não para de ficar cada vez mais conectado e isso leve, inevitavelmente, à uma maior quantidade de informações sendo trocadas. Saber selecionar, focar e organizar todas essas informações é um dos desafios que temos no dia a dia, principalmente trabalhando em times ou grupos de pessoas. O Discord é uma alternativa (ou talvez a escolha principal) para times que precisam agilizar e oganizar sua comunicação em trabalho remoto. Sua empresa precisa estar atenta às eventuais necessidades de trabalho à distância e ter uma estrutura e ferramentas para possibilitar isso é algo muito valioso no mercado atual.

Dê uma chance ao Discord, faça testes e você verá que o trabalho pode ser sim organizado e comunicado de forma clara também em ambientes virtuais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *