10 dicas para ser um empreendedor de sucesso

10 dicas para ser um empreendedor de sucesso

10 dicas para ser um empreendedor de sucesso

O comportamento empreendedor tem sido alvo de pesquisas sistemáticas que, essencialmente, tem resultado em um conjunto de características.

1. Busca de oportunidades e iniciativa

Ter a capacidade de antecipar-se aos fatos e criar novas oportunidades de negocio, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.

2. Persistência

Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando, ininterruptamente, o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.

3. Correr riscos calculados

Dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles

4. Exigência de qualidade e eficiência

Decidir que fara sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.

5. Comprometimento

Fazer sacrifícios pessoais, despender esforços extras para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, ate mesmo, assumir o lugar deles para termina um trabalho; esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar boa vontade a longo prazo acima de lucro a curto prazo.

6. Busca de informações

Interessar-se, pessoalmente, por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar, pessoalmente, como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial

7. Estabelecimento de metas

Assumir metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; definir com clareza, objetividade – de forma especifica e mensurável – as metas de curto prazo e longo prezo.

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Planejar, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões.

9. Persuasão e rede de contatos

Utilizar-se de estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos, desenvolver e manter relações comerciais.

10. Independência e autoconfiança

Buscar autonomia em relação a normais e procedimentos; manter seus pontos de visto, mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de completar tarefas difícil ou de enfrentar desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *