Qual o papel do Marketing Digital nas Redes Sociais?

Marketing Digital nas Redes Sociais

Você sabe qual o papel do Marketing Digital nas Redes Sociais?

Nesse artigo, vamos entender o que é Marketing Digital e saber qual é o papel do Marketing Digital nas Redes Sociais.

O marketing digital é um conjunto de atividades e estratégias de marketing executadas na Web. O principal objetivo das empresas que aplicam o marketing digital em seus negócios é atrair mais consumidores, se comunicando com eles e criando um relacionamento mais próximo, para que assim possa construir uma identidade no mercado.

O Marketing Digital possibilita o crescimento exponencial de uma empresa, apresentando uma infinidade de canais para divulgação de um produto ou serviço, sem contar com a escalabilidade proposta pela web.

Alguns desses canais são: sites, motores de busca, blogs, aplicativos, redes sociais entre outros.

Mas nosso foco aqui é te mostrar o poder do Marketing Digital nas Redes Sociais.

 

Investindo nas redes sociais

Para investir em redes sociais não basta ter um perfil no Instagram ou uma fanpage no Facebook, é necessário entender seu público alvo e assim gerar conteúdos que sejam relevantes e que possam gerar engajamento.

Saber para quem você irá gerar determinado tipo de conteúdo é o primeiro passo de uma boa estratégia de Marketing Digital nas redes Sociais. É essencial analisar e entender as principais métricas para encontrar um público alvo. Métricas como dados geográficos (em qual local seu público está), características (idade, sexo, classe social, profissão, grau de escolaridade, etc.), comportamento, estilo de vida, interesses vão direcionar o tipo do conteúdo que será gerado.

Com todos os dados em mãos, seu conteúdo e anúncios serão mais assertivos, gerando a interação e o envolvimento desejados. A consequência disso é o retorno financeiro e o crescimento da empresa.

Envolvimento

Envolvimento em uma postagem, seja no Facebook ou no Instagram, é o que acontece quando o post causa impacto suficiente para que os usuários se sintam inclinados a interagir. Esse impacto é percebido quando a postagem possui reações (curtidas e comentários) e provoca curiosidade em novas pessoas, fazendo com que essa interação aumente cada vez mais.

 

Engajamento

Engajamento é como um feedback que mostra que você está conseguindo alcançar quem realmente se interessa pela sua empresa.

Engajar com seu público é peça fundamental dentro do planejamento de Marketing Digital nas redes sociais.

A principal vantagem de conseguir engajar seu público é conseguir estabelecer um bom relacionamento com seus clientes, mostrando que você tem autoridade em determinado assunto e se tornando um porto seguro nas horas que eles estiverem precisando de ajuda.

 

Algumas dicas para criação de postagens que engajam

– Utilize cores que contrastem com as cores das redes sociais

– Coloque bordas nas artes

– Use figuras humanas (homens ou mulheres)

– Destaque os pontos principais do texto para passar a mensagem que você quer

– Não utilize muito texto nas imagens

– Explore a utilização de vídeos

– Utilize gatilhos mentais que despertam a atenção das pessoas

 

Conclusão

É necessário saber que o planejamento de Marketing Digital nas Redes Socais não tem um formato único. Esteja sempre pronto para tentar novos insights e estratégias diferentes.

Algumas vezes as postagens que você prevê atrair uma tonelada de envolvimento não têm o efeito planejado. Mas lembre-se, quem decide o que engaja é seu publico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *